BB lança linha de crédito especial para frigorífico comprar boi na bolsa
CI
Agronegócio

BB lança linha de crédito especial para frigorífico comprar boi na bolsa

Crédito visa equacionar as dificuldades das pequenas indústrias na antecipação do pagamento ao produtor
Por: -Janice

Foi assinado nesta segunda-feira (23) na sede da BM&FBovespa, em São Paulo, um convênio entre a Bolsa Brasileira de Mercadorias (BB&M) e o Banco do Brasil (BB) com o objetivo de financiar as negociações de gado pelo sistema de Compra e Venda Eletrônica de Carne Bovina. A linha de crédito especial é destinada aos frigoríficos, visando equacionar as dificuldades das pequenas indústrias em fazer a antecipação do pagamento ao produtor, tal como o previsto nas normas para a negociação pela Bolsa.

Lançado oficialmente em abril deste ano, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), o sistema de comercialização eletrônica de gado oferece igualdade de condições para os frigoríficos, mas exige o depósito antecipado de 90% da transação como garantia da operação. Através deste convênio, assinado pelo presidente da BB&M, Joaquim Ferreira, da BM&FBovespa, Edemir Pinto, do diretor das duas casas, Ivan Wedekin, e pelo Vice-Presidente de Agronegócios do BB, Luis Carlos Guedes Pinto, o comprador poderá financiar o valor da antecipação através do Banco do Brasil.

A oferta de crédito era demanda dos pequenos e médios frigoríficos para viabilizar a antecipação do pagamento. Para o vice-presidente regional da BB&M, Carlos Dupas, o convênio permitirá aos pequenos produtores a operação em igualdade de condições com as indústrias de maior porte. O presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Famasul, José Lemos Monteiro, confia no crédito como um passo definitivo na consolidação das operações na Bolsa. “O apoio a ser dado aos frigoríficos menores é o estímulo que faltava para alavancar a venda eletrônica”, assegura.

A ação conjunta de venda eletrônica de gado na Bolsa é um dos aspectos que será apontado por Monteiro em sua palestra durante o Congresso Internacional da Produção Pecuária, que acontece em Salvador (BA), de segunda até quarta-feira (25-08). Com o tema ‘Respostas dos produtores à conjuntura atual’, o dirigente vai citar também a organização dos produtores no sentido de modificar as práticas de comercialização do gado, como a atuação conjunta através de cooperativas e a campanha de venda de gado somente à vista aos frigoríficos.

As informações são da assessoria de imprensa da Famasul/Senar-MS.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink