CI

Bergamoteiras: boa expectativa de safra com desafios fitossanitários

Os produtores estão realizando roçadas e adubações para o manejo das plantas de cobertura de solo


Foto: Pixabay

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, os produtores de bergamoteiras estão otimistas com a safra em curso. Segundo o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), os pomares apresentam um aspecto geral estável, porém, enfrentam desafios com infestações de larva-minadora-das-folhas e ácaro.

Os produtores estão realizando roçadas e adubações para o manejo das plantas de cobertura de solo, enquanto os frutos estão em desenvolvimento. Tratamentos fitossanitários preventivos estão sendo aplicados regularmente, com cúpricos, Enxofre e Fungicidas, intercalados, para combater as pragas e doenças.

Apesar da menor quantidade de frutos de Montenegrina, o que não deve impactar na produção, as operações de raleio estão sendo retomadas após a colheita da uva e devem ser intensificadas. No mercado local, o preço praticado varia de R$ 0,55/kg na propriedade a R$ 0,70/kg na entrega na empresa.

Enquanto isso, em outras regiões como Erechim, Frederico Westphalen, Santa Rosa e Lajeado, os produtores também enfrentam desafios semelhantes, como ataques de pragas e doenças, além de condições climáticas adversas. Apesar das dificuldades, a expectativa é de uma safra satisfatória, com preços variados de acordo com a região e a variedade da fruta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.