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Bertin aposta em pratos prontos e amplia leque de produtos

Grupo Bertin vai entrar no mercado interno de pratos prontos, com o lançamento da linha Pronto Sabor


A divisão alimentos do Grupo Bertin vai entrar no mercado interno de pratos prontos, com o lançamento da linha Pronto Sabor, com três opções à base de carne e embalagem que dispensa refrigeração. O lançamento integra a estratégia do Bertin de ampliar a parcela de produtos elaborados e a participação do mercado interno no faturamento da divisão alimentos. "O volume de commodities ainda é muito grande, mas esperamos que os produtos elaborados respondam pela maior parte das nossas vendas no mercado doméstico", diz o diretor comercial de mercado interno da divisão alimentos do Bertin, Durval Cavalcanti, sem estimar prazos. A parcela de produtos com valor agregado responde por 40% das vendas internas da divisão. O Bertin investiu R$ 30 milhões para desenvolver a linha Pronto Sabor, que é destinada ao mercado interno. A empresa está, porém, adaptando os sabores para atender também à exportação. A produção inicial na unidade de Lins (SP) é de 30 embalagens por minuto e a capacidade produtiva, de 40 itens por minuto. O produto estará à venda nos supermercados na primeira semana de junho. O Bertin está lançando também a linha Apetí, com cortes menores, direcionados ao consumidor final de peças que costumam abastecer churrascarias e restaurantes, e um hambúrguer sabor picanha, da linha Supergelados. O lançamento de produtos é uma das estratégias do Bertin para elevar suas vendas internas de 12% a 15% este ano. "Queremos estar próximos dos clientes, com produtos adequados", diz. No acumulado de janeiro a abril, as vendas internas do segmento cresceram 17%. Em 2005, a expansão foi de 45,8% registrados, impulsionada pela aquisição das unidades de Itapetinga (BA) e Marabá (PA). O faturamento no mercado interno responde por 40% da receita da divisão de alimentos. Há sete anos, a fatia era de 15% a 20% há sete anos. "Queremos chegar a um equilíbrio entre os mercados interno e externo. Há espaço para crescermos no mercado doméstico, que é muito grande e pulverizado", afirma. O executivo destaca que o fortalecimento do mercado interno contribui para que a empresa se resguarde de "eventuais dificuldades no mercado externo". O Bertin aposta ainda em produtos processados, como enlatados e carne cozida congelada para enfrentar barreiras sanitárias internacionais. O Grupo Bertin faturou R$ 3,8 bilhões em 2005.

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