Bioinsumos ganham espaço no Plano Safra

Imagem: Marcel Oliveira

BIOLÓGICOS

Bioinsumos ganham espaço no Plano Safra

É possível usar até 30% do financiamento para aquisição de insumos e biofábricas
Por: -Eliza Maliszewski
1788 acessos

Estrategicamente o Ministério da Agricultura lançou o Programa Nacional de Bioinsumos no final de maio para que pudesse se enquadrar nos recursos do Plano Safra 20/21. Anunciado nesta quarta-feira (17) ele inclui o incentivo aos insumos de origem biológica, biofábricas e equipamentos para produzir os insumos.

A ministra, Tereza Cristina, destacou o incentivo à produção sustentável .“Semear, plantar, cuidar, esperar florescer e enfim colher os frutos da terra é e sempre será algo essencial e belo. Uma atividade totalmente ligada à natureza só pode ter como caminho a busca da sustentabilidade”, disse.

Somente este ano já foram registrados 26 produtos biológicos. A ideia é que os recursos ajudem a incentivar a produção de insumos de origem da biodiversidade brasileira como a base de fungos, bactérias, microorganismos, ácaros, entre outros, de forma a diminuir a dependência externa.

Os produtores interessados poderão acessar pelas modalidades de custeio, para aquisição de bioinsumos, ou investimento, na montagem de biofábricas dentro das propriedades (onfarm). Os recursos estão previstos no Inovagro e, no caso dos investimentos em biofábricas, podem chegar a 30% do valor de todo o financiamento. Para as cooperativas, as linhas de crédito é o Prodecoop, para a aquisição de equipamentos para a produção dos bioinsumos. 

Outra novidade é o Pronaf-Bio, voltado para apoiar as cadeias produtivas da bioeconomia, incentivando produção e uso de bioinsumos, com linha de crédito específica. Veja na reportagem em vídeo o que são os bioinsumos:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink