Biotecnologia pode aumentar produção de óleo de sementes
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,782 (-0,26%)
| Dólar (compra) R$ 5,38 (2,78%)

Imagem: Marcel Oliveira

ALTERNATIVA

Biotecnologia pode aumentar produção de óleo de sementes

Pesquisa foi feita em Cingapura
Por: -Leonardo Gottems
505 acessos

Cientistas da Universidade de Tecnologia Nanyang, em Cingapura (NTU Cingapura), desenvolveram uma maneira sustentável de demonstrar uma nova modificação genética que pode aumentar o rendimento do óleo natural de sementes em até 15% em condições de laboratório. O novo método pode ser aplicado a culturas como canola, soja e girassol. 

A equipe de pesquisa liderada pelo professor assistente Wei Ma, da NTU School of Biological Sciences, modificou geneticamente uma proteína-chave nas plantas que regula a quantidade de óleo que produzem. Isso resulta em aumento das reservas de óleo nas sementes, que servem principalmente como fonte de energia para a germinação. O método com patente pendente da equipe é modificar a principal proteína conhecida como "Wrinkled1" ou "WRI1", que regula a produção de óleo vegetal. Após a modificação, as sementes têm uma aparência enrugada, que é a base do seu nome de código científico. 

Em laboratório, essas sementes modificadas mostraram com sucesso um aumento no óleo de semente que pode produzir até 15% a mais de óleos naturais. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Plant Signaling & Behavior. 

"O óleo de semente vegetal é um componente essencial em nossa dieta diária e a indústria agrícola está buscando maneiras de maximizar o rendimento das plantas, reduzindo os efeitos ambientais do cultivo, especialmente o uso da terra. Nossa pesquisa ajuda a aumentar a produção de óleo de sementes de maneira sustentável e lucrativa, além de abrir novas portas na pesquisa agrícola ", afirmou Ma. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink