CI

Brasil aposta nos bioinsumos para fortalecer liderança global no agro sustentável

Com o uso de bioinsumos, o Brasil busca ampliar sua competitividade


Foto: Pixabay

As inscrições estão abertas para o 2º Fórum Bioinsumos no Agro, que acontece em 9 de outubro, em São Paulo. O evento reunirá autoridades, produtores e especialistas para debater o papel dos bioinsumos na consolidação do Brasil como potência agrícola sustentável.

Fórum amplia debate sobre sustentabilidade e competitividade

Promovido pela Embrapa, Sistema Ocesp e Sociedade Rural Brasileira (SRB), com organização da Araiby, o encontro terá paineis sobre prioridades do desenvolvimento sustentável, modelos de negócios e regulamentação da Lei dos Bioinsumos. O objetivo é impulsionar o setor, considerado estratégico para reduzir custos, ampliar mercados e alinhar a produção agropecuária às exigências internacionais de sustentabilidade.

“Acredito que o Brasil está na vanguarda e no caminho certo. Seguimos a rota da governança sustentável, mostrando ao mundo que temos potencial para sermos grandes abastecedores e geradores de segurança alimentar global”, afirmou Luiz Mário Machado Salvi, presidente da Araiby.

ESG e imagem internacional do produtor brasileiro

Salvi destacou ainda que os produtores rurais brasileiros já estão avançados em termos de práticas ESG, com preservação ambiental e uso racional de defensivos. Segundo ele, no comparativo de defensivos por quilo produzido, o Brasil está entre os países que menos utilizam esses produtos.
“Já fazemos muito em termos de preservação, mas ainda divulgamos pouco. Sofremos críticas por falta de esclarecimento, quando na verdade nossos produtores são referência em sustentabilidade”, reforçou.

Inscrições gratuitas e programação técnica

O evento, gratuito e presencial, será realizado no auditório da Ocesp, em São Paulo. As inscrições podem ser feitas no site oficial: forumbioinsumosnoagro.com.br
. A programação inclui a mesa-redonda “Regulamentação – Questões relevantes e perspectivas sobre a Lei dos Bioinsumos” e contará com lideranças como Roberto Rodrigues (FGV e Envoy do Agro Brasileiro na COP 30) e Carlos Goulart (MAPA), entre outros representantes do setor.

Com o uso de bioinsumos, o Brasil busca ampliar sua competitividade, reduzir dependência de insumos importados e fortalecer a imagem de potência agrícola sustentável. Para Salvi, o caminho é manter a estratégia já em curso: “Não se trata de competir, mas de compartilhar conhecimento e harmonizar a produção”, disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.