CI

Brasil é o maior fornecedor de algodão do mundo

“Essa conquista é resultado do trabalho conjunto do setor privado e do governo"


“Essa conquista é resultado do trabalho conjunto do setor privado e do governo" “Essa conquista é resultado do trabalho conjunto do setor privado e do governo" - Foto: India Water Portal

O Brasil se tornou o maior fornecedor mundial de algodão mais cedo do que o previsto. Entre agosto de 2023 e julho de 2024, as exportações brasileiras de algodão beneficiado devem alcançar cerca de 2,70 milhões de toneladas, superando os Estados Unidos, que exportaram aproximadamente 2,57 milhões de toneladas no mesmo período. O Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou essa conquista durante o lançamento do Plano Safra 24/25 em 3 de julho de 2024. 

A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) atribui esse sucesso a um trabalho iniciado há 25 anos, envolvendo investimentos em pesquisa, tecnologia e organização do setor, além de uma estratégia eficaz de promoção comercial em colaboração com a ApexBrasil. A partir de 2020, o Projeto Cotton Brazil impulsionou a conquista de novos mercados e a consolidação dos existentes. Iniciativa da ApexBrasil em parceria com a Abrapa e a Anea, com apoio do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Agricultura e Pecuária, o projeto foi crucial para o Brasil alcançar a liderança mundial em algodão.

Segundo o presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, essa conquista não era uma meta prevista para tão cedo, mas resultado de contínuos aprimoramentos em qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e eficiência. A parceria com a ApexBrasil também fortaleceu a representatividade, inclusive diplomática, do setor.

Para Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, “essa conquista é resultado do trabalho conjunto do setor privado e do governo. Pelo lado da Apex, aumentamos crescentemente o investimento na promoção internacional do setor desde a criação do Projeto. O setor produtivo, com os produtores e exportadores, está cada vez mais tecnológico, competitivo e sustentável, conquistando uma posição de destaque no cenário internacional. Para esse resultado, a atuação do Governo Federal, liderado pelo Ministro Fávaro, foi fundamental”.

O programa Cotton Brazil foi criado com o objetivo de posicionar o Brasil como principal exportador mundial de algodão até 2030. Para facilitar suas operações, um escritório em Singapura foi inaugurado, estrategicamente localizado no principal destino das exportações globais. O programa visa fortalecer a presença do algodão brasileiro em 10 países prioritários: China, Bangladesh, Vietnã, Turquia, Paquistão, Indonésia, Índia, Tailândia, Coreia do Sul e Egito, que juntos representam 49% da população mundial e são responsáveis por 95% das exportações brasileiras e 90% das exportações globais de algodão.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.