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No primeiro quadrimestre do ano o superávit registrado pelo agronegócio foi de US$ 10,6 bilhões, devido ao bom momento das exportações. E o setor que mais chamou atenção foi o de carnes, que registrou US$ 2,2 bilhões. O Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo, com mais de 195 milhões de cabeças, e disputa com a Austrália o mercado de carne bovina e de exportação de gelatina.
Com o crescimento das exportações, as indústrias vêm se esforçando para que haja uma preocupação maior no campo, nos frigoríficos e nos curtumes, ou seja, em toda a cadeia produtiva para a fabricação da gelatina. Porém, os próprios fornecedores e outros membros da cadeia de carnes não conhecem a relevância da indústria.
A fabricação de gelatina faz parte de um mercado promissor para o couro. Hoje, o negócio global de gelatina é de aproximadamente 300 mil toneladas por ano e representa algo em torno de US$ 3 bilhões. A América do Sul produz cerca de 55.000 toneladas desse montante e o Brasil participa com 35.000 por ano. Somente a Gelita, empresa líder em produção mundial no segmento, produz, anualmente, 20.000 (já em termos globais, a Gelita produz 85.000 toneladas de gelatina).
“Por características de mercado, o Brasil se transformou no que chamo de o maior celeiro de gelatina do planeta, explica Paulo Reimann, presidente da Gelita South America. Exportamos cerca de 80% da nossa produção, completa Reimann”.
O fornecimento deste importante produto é feito para países com exigências sanitárias e de qualidade mais elevadas do que o cotidiano industrial do Brasil. Segundo o presidente da Gelita, os índices de formalidade na Europa e nos Estados Unidos são muito mais rigorosos que a média brasileira. Ele destaca que como indústria globalizada e multinacional, informalidade não cabe no processo da empresa.
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