CI

Brasil tem trigo suficiente, diz ministro

Com isso, as importações de trigo de países que não fazem parte do Mercosul continuarão taxadas em 10%


“Temos trigo suficiente para o abastecimento interno até que a nova safra comece a ser colhida, em agosto”. A afirmação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, ao comentar, ontem, a decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de não incluir o produto na lista de exceção à Tarifa Externa Comum (TEC). Com isso, as importações de trigo de países que não fazem parte do Mercosul continuarão taxadas em 10%.

Segundo Stephanes, cálculos do Ministério da Agricultura apontam que há estoque suficiente para matéria-prima com as cooperativas, a indústria e o governo até a colheita, que começa no final de agosto. “Qualquer importação que se faça agora, além das necessidades, vai impactar negativamente a comercialização da produção nacional”, esclareceu.

A decisão da Camex vem ao encontro das reivindicações do setor produtivo, disse o assessor técnico e econômico da Emater/RS, Ataides Jacobsen. Segundo ele, a retirada do imposto no momento em que o produtor planta a nova safra seria "extremamente inoportuna", pois favoreceria a importação em detrimento da compra do produto nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.