CI

Brazilian Beef expande rotas comerciais e reforça laços com o mercado chinês

Evento em Zhengzhou amplia negócios e presença da carne bovina brasileira na China

Foto: Agência Brasil

Evento em Zhengzhou dá sequência ao projeto The Beef and Road e consolida a interiorização das ações promocionais da carne bovina brasileira na China

Em mais um passo estratégico para consolidar a presença da carne bovina brasileira no maior mercado importador do mundo, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizam, neste domingo (2/11), a terceira edição do projeto The Beef and Road: Bridging the Brazil–China Beef Routes, na cidade de Zhengzhou, capital da província de Henan.

A iniciativa dá continuidade às ações de promoção do setor, com foco na interiorização das atividades comerciais e na aproximação de empresas brasileiras com novos polos de consumo e distribuição fora dos grandes centros, como Pequim e Xangai.

Cooperação e presença empresarial

Para esta edição, a ABIEC firmou um acordo de cooperação com a Henan Dingshenghe International Trade Co., Ltd. (DSH), representada por Kelvin H.J., apoiador da organização local do evento.

O evento conta ainda com o apoio do governo da província de Henan e deve reunir cerca de 100 empresários chineses e 40 brasileiros, todos associados da ABIEC, além de autoridades locais, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A programação inclui rodadas de negócios, apresentações culturais e o tradicional Brazilian Beef Dinner, com cortes premium preparados por chef estrelado Michelin e harmonizados com vinhos brasileiros.

O jantar do evento será preparado pelo renomado chef Yingzhong Shi, do restaurante Lanxuan, reconhecido por integrar de forma inovadora os sabores tradicionais da culinária de Henan em suas criações. Sob sua liderança, o Lanxuan conquistou prêmios de destaque, incluindo o Black Pearl Two Diamonds (2018–2021), One Diamond (2022–presente) e uma Estrela Michelin em 2025, consolidando-se como uma das principais referências gastronômicas da região.

“Os chineses estão conhecendo com mais detalhes o sabor da carne bovina brasileira. Estamos promovendo o encontro direto entre quem compra e quem vende. E mais: as pessoas não precisam percorrer cidade por cidade. Esse trabalho da ABIEC, em parceria com a Apex, evita tudo isso, reúne compradores e vendedores no mesmo espaço, e os negócios acontecem. Por isso, estou muito contente por estarmos ajudando quem trabalha e produz no Brasil a vender a carne na China”, afirmou o presidente da ABIEC, Roberto Perosa.

Participam desta edição do The Beef and Road 27 empresas associadas à ABIEC, entre elas 3R Frigorífico Júnior, Astrafoods, Barra Mansa, Beauvallet, Best Beef, Better Beef, Boi Bras, Cooperfrigu, Frialto, Frigoestrela, Frigon, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Marfrig, Masterboi, Mercúrio, Minerva, Naturafrig, Plena, Prima Foods, Ramax, Rio Maria, RXM, Sudambeef e Supremo. A ampla participação demonstra a representatividade do setor e o interesse contínuo das indústrias brasileiras em fortalecer laços comerciais e abrir novas frentes de negócio no mercado chinês.

Zhengzhou: novo polo estratégico

Com uma população superior a 12 milhões de habitantes, Zhengzhou é um dos principais centros logísticos e de consumo da China, conectando o comércio entre o leste e o interior do país. A cidade reafirma-se como ponto estratégico na consolidação do Brazilian Beef no mercado asiático.

Outras edições do projeto The Beef and Road foram realizadas em Hangzhou, capital da província de Zhejiang, e em Nanjing, fortalecendo a estratégia de expansão regional e a diversificação dos canais de distribuição.

A agenda da ABIEC em Zhengzhou também inclui participação na China–LAC Business Summit, fórum que reúne representantes de governos e empresários da América Latina e do Caribe com autoridades e investidores chineses

Comércio bilateral e liderança brasileira

O Brasil é o maior fornecedor mundial de carne bovina à China, responsável por cerca de 50% de todas as importações do país asiático. Atualmente, 67 plantas frigoríficas (SIFs) e 31 empresas associadas à ABIEC estão habilitadas a exportar para o mercado chinês.

Entre janeiro e setembro de 2025, o Brasil exportou 1,15 milhão de toneladas de carne bovina para a China, com faturamento de US$ 6,06 bilhões, altas de 38,7% em volume e 75,8% em valor em relação ao mesmo período de 2024.

A China responde, neste ano, por 48,8% da receita total das exportações brasileiras de carne bovina e 47,3% do volume embarcado, consolidando-se, pelo quinto ano consecutivo, como principal e mais relevante destino do produto brasileiro — muito à frente dos Estados Unidos (10,4%) e do México (4,1%).

Com o avanço do projeto The Beef and Road, a expectativa é ampliar o alcance geográfico e comercial, consolidando a imagem da carne brasileira como segura, saborosa e sustentável, e reforçando o posicionamento do Brasil como parceiro confiável para a segurança alimentar global.

Próxima parada: CIIE 2025

Logo após o evento em Zhengzhou, a ABIEC participará, entre 5 e 10 de novembro, da China International Import Expo (CIIE) 2025, em Xangai, uma das maiores feiras de importação do mundo.

A participação ocorre em parceria com a ApexBrasil, o MAPA, a Embaixada do Brasil em Pequim e o Consulado-Geral do Brasil em Xangai. A ABIEC levará 20 empresas associadas, que se somam a outras 17 empresas brasileiras do setor de Alimentos e Bebidas, com expectativa de gerar mais de US$ 280 milhões em negócios.

Os expositores da ABIEC estarão no Pavilhão das Empresas, que contará também com o tradicional churrasco brasileiro assinado pelo Barbacoa, uma das atrações mais procuradas pelos visitantes da feira.

Organizada pelo governo chinês, por meio do Ministério do Comércio (MOFCOM), a CIIE é reconhecida como a primeira feira nacional de importação do mundo, reunindo mais de 3.500 expositores e centenas de milhares de visitantes. Desde sua criação, em 2018, o evento já recebeu mais de 3.400 empresas de 128 países e cerca de 800 mil visitantes.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.