A maior processadora de soja das Américas, Bunge , e a DuPont anunciaram nesta segunda-feira a formação de uma joint-venture global na área de ingredientes para alimentos que deve gerar receitas anuais de 800 milhões de dólares.
Em comunicado enviado à Bovespa, ambas as companhias informaram que a joint-venture --chamada Solae L.L.C.-- vai atuar inicialmente no mercado de proteínas de soja.
"Mais tarde a nova empresa vai se dedicar também à produção de ingredientes alimentícios baseados em trigo e milho", de acordo com a área de comunicação da Bunge no Brasil.
A joint-venture, que ainda depende da aprovação de acionistas e de órgãos reguladores, prevê a cisão das operações da Bunge Brasil com ingredientes alimentícios para uma nova sociedade de capital aberto, segundo o comunicado.
A DuPont, maior companhia química dos Estados Unidos, contribuirá no empreendimento, entre outras coisas, com tecnologia, e terá participação majoritária na joint-venture.
A Bunge receberá uma fatia de 28 por cento na parceria em troca de seus negócios com ingredientes especializados, além de aproximadamente 260 milhões de dólares.
A Bunge, uma das maiores empresas de alimentos do Brasil e que também atua na área de fertilizantes, poderá aumentar sua participação na joint-venture para 40 por cento, segundo os termos de acordo preliminar firmado entre as empresas.
A conclusão do processo de criação da Solae deve ocorrer nos próximos seis meses, avaliam as empresas.
Em 2002, o faturamento da Bunge Alimentos S.A, subsidiária de ingredientes do grupo no Brasil, teve faturamento de 179 milhões de reais, cerca de três por cento da receita total. O lucro bruto da unidade foi de 58 milhões de reais, de acordo com comunicado.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.
Não tem conta? Cadastre-se aqui