Cade aprova compra da Vale Cubatão Fertilizantes pela Yara International

Aquisição

Cade aprova compra da Vale Cubatão Fertilizantes pela Yara International

Decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 20/03
Por:
70 acessos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra da Vale Cubatão Fertilizantes pela norueguesa Yara International. A decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 20/03.

O negócio foi anunciado em novembro passado, no valor de US$ 255 milhões. A unidade da Vale em Cubatão (SP) é responsável pela produção de fertilizantes à base de nitrogênio e de fosfato.

Em comunicado ao mercado, em novembro, a Yara International afirmou que a aquisição faz parte do plano de crescimento de longo prazo da empresa no País. “Com mais esse aporte, que inclui também a produção de nitrogenados, a Yara aumenta sua presença na produção nacional e passa a oferecer um portfólio mais completo e adequado às demandas dos agricultores brasileiros e clientes industriais. ”

Para a Vale, a venda da unidade de fertilizantes em Cubatão faz parte do plano da empresa sair de negócios considerados não estratégicos. Quando do anúncio da operação, a companhia informou que “esse é mais um passo na direção da redução da alavancagem da Vale, pois os recursos recebidos irão reduzir o endividamento da companhia”.

De acordo com informações da Yara, a aquisição inclui o complexo de nitrogênio e fosfatos da Vale, que tem uma capacidade de produção anual de cerca de 200 mil toneladas de amônia, 600 mil toneladas de nitratos e 980 mil toneladas de fertilizantes fosfatados.

Ainda segundo a companhia norueguesa, em 2016 o complexo de Cubatão comercializou aproximadamente 1,3 milhão de toneladas de nitrogênio e produtos fosfatados, gerando receita líquida de US$ 413 milhões.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink