CI

Cadeia produtiva do tabaco se mobiliza para a COP 10

Reunião preparatória ocorreu na quinta-feira em Santa Cruz do Sul


Foto: Pixabay

Depois de cinco anos, a Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco voltará ao formato presencial. O evento, que chega à 10ª edição, reunirá representantes de diversos países, entre eles, o Brasil, para debater medidas de combate ao tabagismo. O tema mais uma vez mobiliza as lideranças regionais em defesa da cadeia produtiva do tabaco, carro-chefe da economia do Vale do Rio Pardo.

A 9ª edição, realizada em 2021, foi on-line. Agora, em 2023, a conferência ocorrerá em formato presencial, no Panamá. No último dia 20, o secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco divulgou as datas do evento internacional chancelado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A COP 10 ocorrerá entre os dias 20 e 25 de novembro. Na sequência, de 27 a 30 de novembro ocorrerá a 3ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco (MOP3), no Centro de Convenções da Cidade do Panamá.

Na quinta-feira, 26, lideranças do setor se reuniram na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e anunciaram a instalação de um grupo técnico preparatório para a COP 10. O objetivo é iniciar uma mobilização para demonstrar aos membros do governo brasileiro a importância econômica e social da cadeia produtiva. A cada edição, uma delegação é enviada pelo governo brasileiro para defender a posição do país na conferência.

O encontro desta semana teve participação do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa. O chefe do Executivo representou os municípios que integram a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). Segundo o prefeito do terceiro maior produtor de tabaco do Sul do país, é o momento de demonstrar articulação política e citou a participação dos parlamentares gaúchos junto ao governo federal. Jarbas também sugeriu a incursão do grupo técnico na Marcha dos Prefeitos, em Brasília, programada para ocorrer de 27 a 30 de março. Um encontro de preparação para participação na Marcha deve ocorrer durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo, que ocorre dias antes, entre 21 e 24 de março.

A reunião de formalização da comissão também contou com a participação de entidades que representam empresas e produtores e sindicatos de trabalhadores das indústrias de tabaco.

Saiba mais

• A COP reúne, a cada dois anos, os países que aderiram à Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco para discutir estratégias de implementação das medidas previstas no tratado. O objetivo é reduzir o tabagismo no mundo.

• Historicamente, entidades do setor e também prefeitos e deputados que representam municípios produtores de tabaco buscam participação nos debates da COP, mas sem sucesso. Um dos objetivos é destacar a importância da cadeia produtiva para os 128 mil pequenos produtores rurais que plantam tabaco no país. O setor também gera 40 mil empregos diretos nas indústrias.

• Entre os diversos temas que devem estar na pauta na COP 10 está a regulamentação dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), que são proibidos no Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.