CI

Cães podem salvar espécies ameaçadas

Algumas organizações têm se dedicado a treinar esses cães


É possível que os cães consigam salvar espécies que estão ameaçadas de extinção. Isso porque os cachorros conseguem desempenhar a tarefa de identificar odores de animais ameaçados de extinção e seus excrementos, dessa forma os cães ajudarão nos esforços de conservação. 

Algumas organizações têm se dedicado a treinar esses cães para que possam reconhecer os cheiros de animais que estão em perigo de extinção e seus excrementos. Dessa maneira, os cientistas podem rastrear espécies que podem estar encolhendo. 

O acompanhamento da matéria fecal pode revelar alguns dados importantes, como “onde vivem as espécies ameaçadas de extinção, quantas delas vivem em uma área e o que poderia estar ameaçando-as”, relata a CNN. Além disso, esse método peculiar acaba sendo menos invasivo e estressante para as espécies que são capturadas para estudo e liberadas posteriormente. 

Em oportunidades anteriores, os cães já haviam monitorado com sucesso a raposa de San Joaquin, nos Estados Unidos, lobos cinzentos, pumas, lince, alce, lontras de rio, furões de patas negras e até a baleia direita do Atlântico Norte, segundo um novo estudo publicado no Journal of Wildlife Management. Neste estudo, os cientistas se concentraram em um novo tipo de animal a ser rastreado: répteis, pois seu objetivo é monitorar o leopardo-lagarto no vale de San Joaquin. 

Caninos experientes em conservação, que incluem uma fêmea de pastor alemão e dois border collies machos, foram treinados para detectar o cheiro de excrementos de lagartos. Uma vez que o excremento estava nas mãos dos cientistas, eles poderiam recuperar as amostras e determinar o sexo, genética populacional, dieta, hormônios, parasitas, uso de habitat e saúde dos lagartos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.