CI

Café arábica safra 2009 pode ter primeiro leilão na próxima semana


O primeiro leilão de contratos de opção de venda para 3 milhões de sacas de café arábica da safra 2009 deve ocorrer na próxima semana, conforme informou ontem (6) o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

Serão realizadas quatro operações com preços de exercício e datas de vencimento distintas. “Eu não quero afirmar nenhuma data, mas se eu disser que vai acontecer na próxima semana, tem 99% de chance de acertar”, disse.

Na primeira operação, serão comercializadas 1 milhão de sacas, com preço de exercício em R$ 303,50 e vencimento em novembro deste ano. Nesta data, o produtor deve decidir se entrega o café ao governo pelo valor estabelecido em contrato ou se vende o produto no mercado.

A operação devia ter ocorrido no dia 19 de junho, mas, por um problema na especificação exigida para o produto, teve que ser suspensa. Com a Portaria Interministerial 482, publicada hoje no Diário Oficial da União, o governo o governo fixa prazos e preços por sacas e define as características dos tipos a serem comercializados em cada leilão, além de estabelecer as datas de vencimento das opções de venda.

Agora, falta a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgar aviso específico para a realização dos leilões, com o regulamento e a documentação exigida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.