CI

Café pode prevenir AVC e demência?

“ Tanto o chá quanto o café contêm grandes quantidades de produtos químicos naturais"



Foto: Pixabay

A revista  PloS Medicine  publicou esta semana um estudo que sugere como o consumo diário de duas a três xícaras de café, três e cinco de chá ou entre quatro e seis da combinação de ambos está associado a um menor risco de sofrer acidentes vasculares cerebrais (AVCs) ou demência. O estudo contou com uma amostra de 365.682 indivíduos saudáveis com idades entre 50 e 74 anos e foi liderado por Yuan Zhang, da Tianjin Medical University (China).

Para sua análise, os pesquisadores foram ao Biobank do Reino Unido  e acompanharam entre 2006 e 2010 e até 2020. Durante esse período, 5.079 participantes desenvolveram demência e 10.053 sofreram pelo menos um derrame. O estudo concluiu que as pessoas que bebiam de duas a três xícaras de café ou três a cinco xícaras de chá por dia tinham uma chance 32% menor de ter um derrame, bem como uma redução de 28% na chance de desenvolver demência, em comparação com as pessoas. que não bebia chá nem café. O consumo diário dessas infusões (combinadas ou separadas), também relatou menor risco de sofrer demência como sequela associada ao acidente vascular cerebral.

No entanto, tanto os autores quanto os especialistas independentes alertam para as limitações do estudo, que faz associações sobre doenças cuja incidência é multifatorial. “ A pesquisa mostra apenas uma relação, e não mostra que o chá ou o café causem a redução do risco de doenças. Pode haver outros fatores em jogo ”, diz Charlotte Mills, professora de ciências nutricionais da Universidade de Reading (Reino Unido), e não relacionada à equipe de pesquisa.

“ Tanto o chá quanto o café contêm grandes quantidades de produtos químicos naturais, principalmente polifenóis, que também são encontrados em mirtilos ou cacau. Estes demonstraram ter benefícios para a saúde e até reduzir o risco de doenças neurodegenerativas ”, acrescenta Mills. “ É possível que os polifenóis presentes no chá e no café sejam a causa dos benefícios observados neste trabalho ”, acrescenta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.