Café semi-adensado é plantio mais recomendado no PR
Os agrônomos indicam o método de plantio semi-adensado que dá vida produtiva mais longa para os cafezais
Os produtores paranaenses por muito tempo foram incentivados a produzir café no método adensado (mais pés por área). No sistema convencional se planta 3 mil pés por hectare; no semi-adensado 6 mil e no adensado 10 mil.
Em Mandaguari os agrônomos indicam o método de plantio semi-adensado, que dá vida produtiva mais longa para os cafezais. O espaçamento de plantio indicado para o sistema semi-adensado é de 2,8 metros de distância entre ruas e 0,5 metro de distância entre pés.
A adoção do plantio adensado garante aumento na produtividade de café. O espaçamento entre plantas varia de 1,5 metro para até 0,5 metro. Porém, ao optar pelo sistema, o produtor deve atentar para alguns detalhes, como a maior necessidade de mão-de-obra, devido à limitação da mecanização.
No plantio convencional o espaçamento entre ruas varia de 3 a 4,5 metros. O plantio no sistema adensado chega a 55% do total da área do grão no Estado, que é de 108,2 mil hectares.
Com o apoio do governo a produtividade do café está aumentando, assim como a área plantada. O Paraná é o quarto maior produtor de café do Brasil, com cerca de 2 milhões sacas a cada safra.
O Brasil produz anualmente 32,94 milhões de sacas. O estado de Minas Gerais lidera a produção nacional com 30 milhões de sacas, seguido por São Paulo com 8 milhões e Bahia com 6 milhões.