CI

Café sofre com falta de chuva

Em algumas regiões não chove há mais de cem dias e cultura tem sofrido


Foto: Arquivo

Com a colheita quase finalizada e os cafezais entrando em florada algumas regiões produtoras estão sofrendo com a falta de chuva. A estiagem pode comprometer a qualidade dos frutos na próxima safra.

A situação mais crítica é observada em Goiás, Minas Gerais e no Espírito Santo. Em terras mineiras, maior estado produtor, a preocupação é que a primeira florada tenha pegamento baixo e algumas plantas mais jovens até já secaram e terão que ser replantadas. Não chove desde abril. 

A Associação dos Cafeicultores do Sul de Minas (ACAF) destaca que não chove há pelo menos 150 dias na região e que a situação é preocupante. A presidente Juliana Mello explica que as chuvas têm que chegar logo para a lavoura se recuperar. “Não sabemos como isso vai se comportar se a chuva não vier de maneira significativa", diz.

No Espírito Santo, maior produtor de conilon, a situação de repete. Não chove há cerca de dois meses e as lavouras estão debilitadas.

No Centro-Oeste, onde os cafezais também estão registrando as primeiras floradas foi necessário usa irrigação para que as flores aparecessem. Em Goiás a última chuva foi em maio e a situação dos cafezais de agrava por temperaturas altas e baixa umidade do ar.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.