Câmara aprova projeto de cabotagem
CI
Imagem: Fernando Ogura/ANP
LOGÍSTICA

Câmara aprova projeto de cabotagem

BR do Mar cria incentivo para navegação entre portos brasileiros
Por: -Eliza Maliszewski

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (7), o chamado projeto BR do Mar. A iniciativa cria incentivos para a cabotagem que é a navegação entre portos do país. Com 324 votos a favor e 144 contra o projeto vai permitir que o transporte de cargas aconteça na costa brasileira, diminuindo os custos de frete e tempo da operação.

A principal novidade da proposta é a permissão de uso de embarcações estrangeiras por empresas de navegação que atuam no Brasil. O BR do Mar é visto como prioridade pelo governo federal e tramitava em regime de urgência. Agora será apreciado no Senado.

O projeto que estabelece uma espécie de marco legal da cabotagem no país tem por objetivo aumentar a oferta do serviço no Brasil, incentivar a concorrência, criar novas rotas e reduzir custos. Hoje o transporte aquaviário responde por apenas 11% do total de cargas movimentadas no Brasil, enquanto o rodoviário domina 65% do total. Com a iniciativa a oferta pode subir para 40% nos próximos anos.

De acordo com o relator deputado Gurgel (PSL-RJ) a ideia não é concorrer com o modal rodoviário mas que atuem de forma complementar para aprimorar a logística. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink