Camarões é comprador do açúcar mineiro
Camarões adquiriu 3,8 mil toneladas do produto agrícola em 2021
Foto: Divulgação
Embora o resultado da partida entre Brasil e Camarões, no dia de hoje (02), não foi o que esperávamos, o adversário dos brasileiros na Copa do Mundo no Catar, é o responsável por fornecer para o Brasil látex, borracha natural, gomas naturais, entre outros produtos, além de exporta principalmente açúcar e melado.
O açúcar dessas exportações é principalmente o açúcar mineiro. No ano passado, por exemplo, as vendas do produto realizada em Minas Gerais para o país africano, somaram US$ 1,3 milhão, com o embarque de 3,8 mil toneladas. Já o maior recorde registrado pelo estado em relação aos embarques foi em 2011, com a venda de US$ 14 milhões de açúcar. Até agora, Minas Gerais exportou 2,8 milhões de toneladas de açúcar.
Para 2022, a estimativa é que a produção mineira de açúcar chegue a 4,1 milhões de toneladas. Minas Gerais é o segundo maior produtor nacional, atrás apenas de São Paulo. As regiões localizadas no Triângulo Mineiro são responsáveis por 76% da produção estadual da cana-de-açúcar, matéria prima para a produção de etanol, açúcar e outros derivados.