CI

Campeões do Super Torneio apresentam produção acima de 100 quilos

Super Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar consagrou o rebanho da agricultura familiar durante evento em AL


Foto: Divulgação

Super Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar consagrou o rebanho da agricultura familiar durante evento realizado no Parque Mair Amaral, em Batalha/AL, na última sexta-feira, 28. Ultrapassando a produção de cem quilos de leite, o rebanho da agricultura familiar deu um show de produção durante o Super Torneio Leiteiro realizado no Parque Mair Amaral, em Batalha, na última sexta-feira,28. A disputa que contou com vinte animais inscritos e consagrou a vaca  CORAÇÃO, do agricultor Erlan Santos,na categoria novilha, com o a produção total de 81.460 kg. Entre as fêmeas adultas a premiação foi para  a vaca VILA NOVA, do produtor Zé Luiz, com 117.400 kg.

A classificação por produção também apontou, entre as novilhas, as fêmeas FAVORITA E SURUBIM,  que produziram, respectivamente 78.580kg  e 69.660kg. O vice-campeonato  e a terceira posição entre as vacas adultas foram conquistadas pelas  fêmeas CASTANHOLA e BOA SORTE.

O Super Torneio Leiteiro,  evento que reuniu produtores campeões de torneios por associações,  reuniu produtores da CPLA, COOPAZ e Coop Capelinha – todas no Sertão de Alagoas. O evento foi marcado pela alta qualidade técnica apresentada, segundo o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro. “A agricultura familiar  alimenta e também é capaz de aumentar sua participação comercial sendo prova a pujança demonstrada no Torneio. Os produtores saem fortalecidos e dispostos a investir mais em genética animal”,  chamou atenção Aldemar Monteiro.

Há quase dois meses preparando o animal para  o Super Torneio Leiteiro, o campeão da categoria novilha, redobrou os cuidados durante o evento. “A primeira etapa acontece no criatório e durante o torneio agente redobra os cuidados com a temperatura, nutrição e bem estar. Trouxemos até um ventilador para ajudar a manter o animal com temperatura amena e boa conversão leiteira”, destacou  o agricultor. 
Os campeões faturam o valor de R$ 5 mil. O evento recebeu apoio de parceiros como os deputados Marx Beltrão e Paulo Dantas, além do governo do Estado por meio da Seagri/AL.  No total, foram distribuídos R$25mil.

“Fico feliz em ver essa atividade em pleno funcionamento, com efetividade, na vida dos pequenos produtores que precisam manter suas famílias no campo por meio do seu trabalho. Mais feliz também fico por ver esse produtor se profissionalizando, tecnificado e acessando material genético de produção”, observou o deputado Paulo Dantas, que prestigiou o evento.

Para o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, o sucesso do Super Torneio representa a consolidação do cooperativismo. “Muito orgulho em saber que a organização desses produtores passam pelas cooperativas, o que os mantêm estimulados e seguros para dar um passo à mais a cada novo desafio”,  ressaltou Antonino.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.