A Cargill inaugura hoje o seu novo terminal portuário na cidade de Santarém (PA). O investimento efetuado pela empresa foi de aproximadamente US$ 20 milhões, e o novo terminal tem capacidade para armazenar 60 mil toneladas de soja. Segundo previsões da empresa norte-americana, a movimentação anual oscilará em torno de 800 mil toneladas de grãos.
Segundo representantes da empresa, o novo terminal representará uma alternativa para o escoamento da produção brasileira de soja, na medida em que a safra vem crescendo expressivamente nos últimos anos mas os canais de escoamento praticamente não haviam se alterado de maneira expressiva. Vale ressalta que a colheita de soja brasileira cresceu 60% nos últimos quatro anos, para atuais 50 milhões de toneladas, em comparação às 31 milhões de toneladas obtidos na safra 1998/99.
O terminal portuário da Cargill em Santarém (PA) vai ser suprido inicialmente com a soja procedente da região oeste do Mato Grosso, sobretudo Sapezal e Campos de Júlio. A expectativa inicial é de que sejam embarcadas 300 mil toneladas de soja por ano por meio do porto paraense.
Além disso, na próxima safra uma pequena produção local - algo em torno de 15 mil toneladas - já deverá ser colhida. Segundo uma fonte do setor, a produção de soja no estado cresce em média 2 milhões de toneladas por ano, o que já viabilizaria a construção do terminal. A abertura oficial do terminal da empresa americana de grãos será realizada hoje pela manhã com a participação do diretor do complexo soja da Cargill, José Luiz Glaser, e do presidente da companhia no Brasil, Sergio Barroso.