CI

Carne de frango perde uma posição na pauta cambial

A carne de frango exportada pelo Brasil neste ano gerou o equivalente a 2,65% da receita cambial brasileira


Foto: Pixabay

Acumulando um aumento de receita da ordem de30% em relação aos 11 primeiros meses de 2021, a carne de frango exportada pelo Brasil neste ano gerou o equivalente a 2,65% da receita cambial brasileira, participação 8,13% superior à do mesmo período do ano passado.

Mesmo assim, caiu uma posição na pauta cambial, encontrando-se agora no penúltimo posto entre os 10 principais produtos até aqui exportados pelo País. Parece ser a posição definitiva em 2022.

Mas o que chama a atenção é que a queda de posição observada foi ocasionada pela principal matéria-prima da carne de frango, o milho. Que, da 14ª posição um ano atrás, saltou neste ano para a sexta posição, gerando neste ano receita cambial mais de 200% superior à dos mesmos 11 meses de 2021.

Como as vendas externas do grão permanecem firmes (ao contrário das carnes, que têm desempenho moderado a todo final de ano), o volume exportado em 2022 deve ir além dos 40 milhões de toneladas, alcançando volume que corresponde, aproximadamente, a 37%-38% da produção estimada para a safra deste ano (perto de 113 milhões de toneladas, segundo a CONAB).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.