CI

Catanduva vende genética Angus própria

Catanduva inovará este ano ao oferecer lotes de fêmeas Brangus também prenhas ou paridas


Catanduva inovará este ano ao oferecer lotes de fêmeas Brangus também prenhas ou paridas

A Cabanha Catanduva fará seu leilão anual de produção neste domingo (09/10), às 14h, com uma grande oferta de Angus PO, nas variedades Preta e Vermelha. Serão 60 touros e 60 fêmeas, todas prenhes ou com cria ao pé. Além da oferta de genética própria, o leilão levará em pista fêmeas e touros importados da parceria que a Catanduva mantém com a centenária Cabanha Santa Sérgia, da Argentina, genética que se destacou nesta temporada com a maior valorização da raça Angus naquele país

A Catanduva inovará este ano ao oferecer lotes de fêmeas Brangus também prenhas ou paridas. “Voltamos ao Brangus, que também selecionamos durante muitos anos”, informa o proprietário Fábio Gomes.

Outra novidade será a oferta da raça Braford, que a Catanduva passou a selecionar em razão de sua experiência no Uruguai, onde o Hereford tem um peso muito grande da tradição. “Por isso, decidimos trabalhar com essa raça, mas com uma “pontinha” de Zebu, para adaptá-la melhor às condições brasileiras. Serão ofertados lotes de fêmeas Braford prenhes ou com cria ao pé”, diz Gomes.

O Leilão acontece às 14h, em Glorinha, no local de Remates da Santa Úrsula. Será o segundo ano que a Catanduva, que se transferiu de Cachoeira do Sul para Glorinha, realizará o seu leilão anual na localidade.

“Angus Tropical”

Segundo Fábio Gomes, a genética Angus que serve por ensejar uma maior produtividade nos campos brasileiros é a do animal com pelo curto, precoce, rústico e com muita carne. “A genética americana e canadense deve ser usada com muita parcimônia e cuidado, pois as condições lá são outras, a começar porque os animais passam seis meses embaixo da neve, desenvolvem pelos longos para se proteger e são alimentados, fundamentalmente, a grão”.

Esse caminho de seleção não torna o “Angus Tropical” menos competitivo. Inclusive nas pistas, enfatiza Gomes, “pois são incontáveis os grandes prêmios da Catanduva com animais com essas caraterísticas, sendo que o touro mais premiado da raça no Brasil é neto e bisneto de um touro Catanduva”. Essa é a genética que estará em pista no próximo domingo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.