CI

CE estende restrições às importações de grãos da Ucrânia

A CE disse que as medidas fazem parte do pacote geral de apoio que apresentou


Foto: Pixabay

A Comissão Europeia (CE) anunciou em 5 de junho que estava estendendo uma medida que permite que cinco países da União Europeia (UE) - Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia - restrinjam as importações de grãos da Ucrânia até 15 de setembro. Todos os cinco países viram um aumento significativo nas importações de grãos da Ucrânia desde que a Iniciativa dos Grãos do Mar Negro foi assinada em julho de 2022, permitindo que as exportações da Ucrânia fossem retomadas depois que a Rússia bloqueou os portos do país nos primeiros cinco meses da guerra entre os dois países.

As restrições, que deveriam expirar em 5 de junho, dizem respeito a quatro produtos agrícolas – trigo, milho, colza e sementes de girassol – originários da Ucrânia. Quando emitiu a proibição pela primeira vez em 2 de maio, a CE disse que o aumento do tráfego nas fronteiras entre a Ucrânia e a UE teve um impacto nos custos logísticos e criou gargalos, resultando em capacidades de armazenamento e cadeias logísticas saturadas. Isso tem dificultado a viabilidade econômica dos produtores desses países.

A CE disse que as medidas fazem parte do pacote geral de apoio que apresentou e está sendo complementado com apoio financeiro para agricultores nos cinco estados membros. As medidas também estão facilitando o trânsito das exportações de grãos ucranianos por meio de vias de solidariedade para outros estados membros e terceiros países. O governo da Ucrânia condenou as restrições como "categoricamente inaceitáveis". As informações foram divulgadas esta tarde pelo portal norte-americano World Grain.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7