CI

CeasaMinas começa a utilizar embalagens padronizadas

No primeiro momento, produtores de banana e tomate devem seguir a nova legislação


Neste primeiro momento, apenas produtores de banana e tomate devem seguir a nova legislação

Desde o início desta semana, os lojistas da CeasaMinas já seguem a Instrução Normativa número 9, que determina como devem ser as embalagens utilizadas para transportar os produtos. Neste primeiro momento, apenas produtores de banana e tomate deverão seguir a nova legislação.


A IN 9 foi elaborada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Inmetro e Avisa. A norma determina que frutas, verduras e legumes sejam transportados em caixas plásticas padronizadas e sanitizadas ou ainda em caixas de madeira ou papelão de primeiro uso.

Com o objetivo de facilitar o cumprimento da legislação, em 2011, um banco de caixas plásticas foi inaugurado dentro da unidade de Contagem. O banco tem capacidade de higienizar 500 mil caixas por mês. A ideia é que essa capacidade seja ampliada para 3.600.000 caixas mensalmente. Desde o início do ano, empresas homologadas montaram estandes no Mercado Livre do Produtor (MLP), o que permite que a compra de caixas possa ser feita dentro da CeasaMinas.


Até agora, mais de 80% dos lojistas da CeasaMinas que vendem esses produtos já se adequaram à nova regra. Em pontos onde os bancos de caixas plásticas estão presentes, esse número chega a 100%.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.