Agronegócio

Cenoura é a 5º hortaliça mais cultivada no Brasil

Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia são maiores produtores
Por: -Vanessa Alves
903 acessos
Pertencente ao grupo das raízes tuberosas, a cenoura é uma hortaliça cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil, e está entre os cincos principais produtos hortalícios cultivados no Brasil. Os principais produtores são Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia.


Por promover o aumento da renda dos produtores, ampliação da oferta de trabalho no campo e substituição das importações por sementes nacionais, a cenoura é bastante procurado como meio de subexistência por agricultors brasileiros. Anualmente são cultivadas mais de 25 mil toneladas por ano.


Além da lucratividade favorável ao produtor, o cultivo da cenoura também conta com outros benefícios, como o aumento da produtividade em determinadas regiões, redução do custo de produção e pouco uso de agroquímico.

Apesar do seu principal cultivo se concentrar em temperaturas mais baixas, pesquisadores vêm desenvolvendo métodos para que a cenoura se adapte ao calor e tenha mais resistência às principais doenças de folhagem.

A importância nutricional da cenoura é atribuída principalmente ao alto teor de vitamina A, essencial para a saúde dos olhos, pele, dentes e cabelos, atuando no crescimento e aumentando a resistência do organismo à doenças. Vitaminas B¹, B², B5 e vitaminas C, também fazem parte dos componentes nutricionais da cenoura. É eficiente no combate a anemia e falta de vitaminas no sangue.


Para o plantio

A época recomendado para o plantio é entre os meses de novembro a fevereiro, e na região Nordeste durante todo ano. O plantio é realizado através de semeadura em solos fértil e argiloso. As irrigações devem ser realizadas diariamente até os 30-40 dias após a semeadura. Técnicos recomendam não fazer colheitas em épocas chuvosos, pois poderá apodrecer as raízes.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink