Cerveja à base de soja? Conheça

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia nossos Termos de Uso e Termos de Privacidade. Ao clicar em Aceitar & Fechar, você consente com a utilização de cookies.


CI
Imagem: Divulgação
TUDO É AGRO

Cerveja à base de soja? Conheça

A cerveja leva grãos de soja da região de São Gabriel do Oeste em sua composição
Por: -Aline Merladete

Já pensou em uma cerveja à base de soja? Sim, é possível. Uma cervejaria no Mato Grosso do Sul utilizou elementos locais para produção de cervejas artesanais. A cerveja leva grãos de soja da região de São Gabriel do Oeste em sua composição. Por enquanto, a comercialização da Soy Bier ainda é local, apenas em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), André Dobashi, além da ideia de se criar uma cerveja com soja ser genial, com aposta na nossa produção local, a ação comprova o dinamismo dos grãos produzidos na região. “A soja está mais presente no nosso dia a dia, mais do que imaginamos. Óleo de cozinha, manteiga, shoyu, no formato de farinha, de queijo, suplemento proteico, entre muitos outros. A versatilidade faz com que os derivados do grão, entrem na casa dos brasileiros, de todas as classes sociais, da cesta básica ao cardápio mais sofisticado”, sinaliza Dobashi.

A cerveja faz parte das confraternizações brasileiras e a soja tem atingido safras recordes consecutivas, pela eficiência do produtor aliada à evolução científica. Isso pode estimular um casamento perfeito, a médio prazo”, aposta o presidente da Aprosoja/MS.

 “Os países mais desenvolvidos tiveram cerveja como um elemento diário na vida das pessoas, e regional. As receitas eram baseadas nesse regionalismo. Muitos estilos de cerveja surgiram disso, de fatores regionais, mundo afora. O equipamento que se tinha disponível na região, o conhecimento e técnicas para produção, e muitas vezes também os ingredientes disponíveis, eram fatores predominantes que definiam o produto final”, explica Felipe Zuffo. “Então, baseado nisso, desde o começo somos inspirados pelo regionalismo da cerveja, e investimos em ingredientes locais. A soja chega da mesma forma, por sermos um estado onde essa cultura é muito explorada”, completa.

Quanto a cerveja, tem sua soja selecionada na base, em São Gabriel do Oeste, pelo próprio agrônomo e agricultor Nilsso Zuffo, pai do Felipe. Nilsso detém uma empresa de pesquisa e consultoria agrícola e fechou essa parceria de sucesso com o filho, que já chegaram produzir mil litros da cerveja em um só mês. 

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink