CI

Cheia já atinge lavouras na região Norte do TO

Os municípios de Babaçulândia, Esperantina e o povoado de Bela Vista, estão com as lavouras submersas


Os municípios de Babaçulândia, Esperantina e o povoado de Bela Vista, que fica no município de São Miguel do Tocantins, todos na região Norte do Tocantins, estão com as lavouras das comunidades ribeirinhas submersas. Alguns casos foram de córregos que transbordaram e atingiram as plantações. Goiatins, Araguaína, Araguanã, Araguatins, Xambioá e Tocantinópolis estão em estado de alerta, decretado pela Defesa Civil desde a última quinta-feira (22-02).

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil em Araguatins, soldado Gleidis Pereira de Sousa, o Rio Tocantins está seis metros acima do seu nível normal. Ele informa que, se continuar chovendo intensamente nos próximos dias, os pontos que devem ficar críticos são nos municípios de Praia Norte, Sampaio, Esperantina e no povoado de Bela Vista. De acordo com Sousa, o órgão está monitorando diariamente esses pontos para emitir o alerta se afetar também a população ribeirinha.

No povoado de Bela Vista, a balsa ainda está fazendo a travessia no Rio Tocantins, para Imperatriz (MA), normalmente. Do lado maranhense, o rio já estaria atingindo algumas casas, mas do lado do Tocantins, ainda não afetou residências. As lavouras do povoado estão todas perdidas. No município de Esperantina, por enquanto, apenas as plantações foram atingidas.

Em Goiatins, o número de pessoas afetadas pela cheia do Rio Manoel Alves Grande continuava 211 pessoas até esse domingo, sendo 101 desabrigadas, 66 desalojadas, além de 24 índios da reserva krahô também ficaram desalojados. Mas o número de pessoas afetadas pela cheia do rio pode chegar a 500, segundo alertou a Defesa Civil. O nível do rio baixou um metro, de 11 para 10.

Na última sexta-feira, pela manhã, parte da ponte que passa sobre o Rio Manoel Alves Grande cedeu e foi levada pela correnteza. O restante da ponte está submersa e o acesso para a cidade de Carolina (MA) está interrompido. As lavouras da reserva krahô também estão sendo afetadas pela cheia. Algumas delas estão submersas há cerca de uma semana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.