China anuncia tarifas de US$ 60 bilhões em produtos dos EUA
A medida chega em resposta para as medidas retaliativas dos EUA
O Ministério do Comércio da China anunciou, na sexta-feira (03.08) que irá impor tarifas entre 5% e 25% sobre US$ 60 bilhões em produtos norte-americanos. A medida retaliativa diz respeito a 5.307 mercadorias importadas dos Estados Unidos, que vão desde gases liquefeitos de petróleo (GLPs) até algumas aeronaves.
A medida foi uma resposta à atitude do presidente estadunidense, Donald Trump, ao propor uma tarifa de 25% sobre importações chinesas no valor de US $ 200 bilhões. O porta-voz da pasta disse, em nota, que a decisão chinesa é "racional e contida" e que o país oriental não vai ceder a chantagens e provocações que chamou de "unilaterais".
“Qualquer ameaça ou chantagem unilateral levará apenas à intensificação dos conflitos e prejudicará os interesses de todas as partes. A China sempre acredita que a consulta em uma base de respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo é um modo eficaz de resolver diferenças comerciais", afirma o Ministério.
Além disso, o porta-voz seguiu criticando a atitude dos norte-americanos e garantiu que o principal intuito do governo é defender os interesses do país e dos chineses em geral. "O lado dos EUA tem repetidamente escalado situações contra os interesses tanto das empresas quanto dos consumidores. A China precisa tomar as medidas necessárias para defender sua dignidade e os interesses de seu povo", completa.
Um dos principais conselheiros do presidente dos EUA, Larry Kudlow, disse em entrevista à Fox Business Network, que as medidas impostas pela China não preocupam, mas que os orientais não devem subestimar as promessas de Trump, "É melhor não subestimar o presidente", concluiu.