CI

China deve investir na produção de suínos da Argentina

No entanto, condições para a produção foram impostas


Foto: Pixabay

O governo da Argentina busca assinar um memorando de entendimento com a China nas próximas semanas para aumentar os investimentos potenciais da gigante asiática na produção local de carne suína. "Já concordamos com o conteúdo do memorando ", disse à Reuters o subsecretário argentino de Promoção de Comércio e Investimentos, Pablo Sívori. 

O funcionário do governo disse que a Argentina propôs ao governo chinês a assinatura virtual do documento e que ele espera que seja finalizado nas próximas semanas. Segundo Sívori, o memorando - resultado de um processo iniciado pelo setor privado - contempla a cooperação em aspectos de saúde, bem como marcos para investimentos em atividades e pesquisas científicas na Argentina. 

Segundo dados oficiais, a China comprou 75% das 845.000 toneladas de carne bovina e 87% dos 10,2 milhões de toneladas de soja exportadas da Argentina no ano passado. O chefe da Associação Argentina de Produtores de Porcos (AAPP) , Lisandro Culasso, disse que a câmara entrou em contato com a Associação Chinesa para a Promoção e Desenvolvimento Industrial da China e que "o interesse chinês existe", mas que a empresa fez o memorando como uma condição para começar a falar sobre investimentos. 

Sívori explicou que, no âmbito de um projeto fitossanitário viável, o país só poderia gradualmente dobrar sua produtividade em quatro anos e com base na genética local. No ano passado, a Argentina produziu 630.000 toneladas de cortes de suínos, dos quais apenas 34.000 foram exportadas. 

"Aqui não há investimento, nem projeto que possa ser realizado se as medidas de produção ambiental e sanitária estabelecidas pelas autoridades argentinas não forem cumpridas ", afirmou Sívori. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.