CI

China investe em benefícios naturais na agricultura

"As fazendas de monocultura do século XX aumentaram muito a produção agrícola, mas a um preço enorme"


Uma nova estratégia que está sendo implementada na China é baseada na ideia de que os agricultores podem muito mais do que simplesmente colher produtos. A ideia é que terras agrícolas bem administradas e diversificadas possam fornecer controle de enchentes, purificação de água e estabilização climática, entre outros serviços valiosos. 

Isso porque, um estudo de caso recente feito por pesquisadores de Stanford, McGill University e Chinese Academy of Sciences oferece uma demonstração promissora dessa abordagem, sendo que os agricultores que levaram em conta as preocupações ambientais duplicaram sua renda e reduziram sua dependência em uma única cultura enquanto eles obtiveram benefícios ambientais. O grupo disse que a abordagem poderia ajudar os agricultores em todo o mundo a proteger o meio ambiente e seus meios de subsistência. 

"As fazendas de monocultura do século XX aumentaram muito a produção agrícola, mas a um preço enorme. O pensamento convencional diz que a monocultura agrícola é a única maneira de alimentar o mundo, mas hoje há muitas atualizações, como milhares de milhões de pessoas estão expostas a um risco maior de inundações, poluição da água, riscos climáticos e outras vulnerabilidades graves”, disse Gretchen Daily, diretora do corpo docente do Stanford Natural Capital Project. 

Trabalhando com as autoridades governamentais, os pesquisadores analisaram como a sua abordagem proposta, chamada "Estratégia de Desenvolvimento Ecológico" poderia trabalhar em Hainan Island, uma região rural e tropical, onde crescem as plantações de borracha causaram grandes perdas de florestas naturais e seus benefícios vitais, como retenção de solo e mitigação de inundações. Embora a economia tenha crescido devido às plantações, as práticas de monocultura intensiva aumentaram o escoamento de sedimentos e canalizaram produtos químicos agrícolas para as águas superficiais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.