CI

China registra lagarta do cartucho com alta resistência

Infestação de Spodoptera frugiperda que atinge o país asiático é de espécie híbrida


As Spodoptera frugiperdas, também chamadas de lagartas do cartucho, que atingem a China têm alta resistência ao pesticida organofosforado, segundo informações colhidas por uma grande equipe de pesquisa. O estudo foi feito pelo Centro de Genômica Ecológica do Instituto de Genômica Agrícola de Shenzhen, Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, juntamente com a equipe do acadêmico Wu Kongming, Instituto de Proteção de Plantas, Academia Chinesa de Ciências Agrícolas e outros institutos. 

A equipe de pesquisa realizou o sequenciamento de 105 amostras de lagartas do cartucho que atingem 16 províncias (cidades ou regiões autônomas) na China e expuseram que as spodoptera frugiperdas que atingem o país são híbridos com antecedentes genéticos de lagartas do milho. 

Verificou-se através da detecção por varredura de genes relacionados à resistência que os grupos que atacam a China têm uma frequência relativamente alta de variação genética de resistência a pesticidas organofosforados tradicionais, pesticidas organoclorados e pesticidas piretróides, enquanto a equipe não encontrou nenhum local de mutação do gene de resistência para novos pesticida amida e toxina Bt, mostrando que eles têm alta resistência ao pesticida tradicional.  

A pesquisa mostra que não é adequado usar pesticidas tradicionais como pesticida organofosforado, pesticida organoclorado e piretróide para controlar a invasão de lagarta do cartucho na China, enquanto pesticida amida, toxina Bt e cultura Bt podem prevenir eficazmente esse tipo de praga que está causando problemas de bastante gravidade no país asiático nos últimos tempos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.