CI

China se posiciona como compradora de trigo

Durante a campanha 2019/2020, a China comprou um total de 4 milhões de toneladas de trigo


Foto: Paulo kurtz/ Embrapa

A China poderia comprar 6 milhões de toneladas de trigo durante a safra 2020/2021, sendo a maior importação dos últimos 7 anos, segundo o portal argentino AgroFy. Esse aumento nas importações estaria vinculado ao aumento da demanda interna e à necessidade de cumprimento da Fase 1 do acordo com os Estados Unidos. 

Durante a campanha 2019/2020, a China comprou um total de 4 milhões de toneladas de trigo, segundo o Centro de Informações sobre Cereais e Óleos do gigante asiático. Além dos Estados Unidos, a China poderia comprar trigo da França e da Lituânia. 

Ocorre também que a área com trigo na China caiu nos últimos anos, à medida que o governo incentivou os produtores a incorporar outras culturas na seca região norte para evitar o uso excessivo de água subterrânea, observou a Bloomberg em nota recente. É importante destacar que durante a Fase 1 do acordo entre a China e os Estados Unidos, o gigante asiático se comprometeu a comprar produtos agrícolas por um total de 36,5 bilhões de dólares. 

Hoje o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou uma compra de trigo dos EUA por 130 mil toneladas e os operadores acreditam que seria da China. “Exportadores privados relatam vendas de 130 mil toneladas de trigo de inverno do tipo vermelho duro para entrega em destino desconhecido durante a safra 2020/2021”, informou o USDA, através de seu perfil oficial na rede social Twitter. 

Em março, a China já havia comprado trigo dos Estados Unidos. Na oportunidade, o USDA informou a venda para a China de 340 mil toneladas de trigo vermelho duro de inverno, com entrega em 2020/2021. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.