CI

China tem fazenda gigante de baratas

População de baratas em fazendas fechadas da China é maior que a de humanos


Fileiras longas espaçadas de prateleiras enchem um prédio de vários andares na China. As prateleiras estão cheias de recipientes de água e comida. É quente, úmido e escuro o ano inteiro e a visitação é limitada. Do nascimento a morte, os habitantes nunca verão o sol.

A maior fazenda mundial de baratas conta com seis bilhões de baratas e usa inteligência artificial para gerenciar a colônia maior que a população mundial – tudo para uso medicinal. Tudo isso é parte da poção de cura consumida por milhões de pacientes, segundo o governo chinês.

Instalações como essas há muitas na China para uso de ingredientes ativos de remédios ou uso de proteínas para produção animal. Mas nenhuma instalação pode chegar a produtividade da fazenda na cidade de Xinchang, no sudoeste da província de Sichuan.

Mais de 28 mil baratas por pé quadrado são produzidas nessa instalação anualmente, segundo o governo de Sichuan afirmou no início deste ano. É a primeira vez na história que tantas baratas podem ser confinadas e reproduzidas em um único espaço. O projeto conseguiu tantas descobertas tecnológicas que mereceu um prêmio nacional de ciência.  

A instalação é controlada por um sistema de fabricação através de algoritmos de inteligência artificial, que coleta e analisa constantemente mais de 80 categorias de “big data”, incluindo umidade, temperatura, produção e consumo de comida. Monitora mudanças como mutações genéticas e como afetam o crescimento médio de baratas.

A inteligência artificial está transformando a China em muito setores, do sistema de reconhecimento facial a submarinos nucleares. Na fazenda de baratas, o sistema aprende de trabalhos prévios, se auto ajustando para melhorar a produção.

Para o Dr. Zhang Wei, ex-professor assistente da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade de Zhejiang, “não há nada como isso no mundo. Tem usado soluções únicas para resolver problemas únicos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.