Chineses desenvolvem arroz usando feixe de íons
CI
Imagem: Marcel Oliveira
TECNOLOGIA

Chineses desenvolvem arroz usando feixe de íons

Variedade foi chamada de Zhongkejing No. 5
Por: -Leonardo Gottems

Cientistas da Academia Chinesa de Ciências realizam melhoramento genético do arroz com mutagênese usando tecnologia de feixe de íons. Na China, mais de 100 novas variedades, como arroz, trigo e milho, foram obtidas por meio dessa técnica. 

A variedade Zhongkejing No. 5, onde "Zhongke" significa Academia Chinesa de Ciências na língua chinesa, foi feita sob medida para as vantajosas áreas de produção de arroz glutinoso na província de Anhui. Caracterizado pela maturidade precoce, forte resistência e alta eficiência na utilização de fertilizantes nitrogenados, passou no teste de avaliação regional na província de Anhui e recebeu o apoio do governo local. 

“Há décadas nos concentramos na bioengenharia de feixe de íons. Isso ajudará a aliviar a escassez de boas variedades de arroz glutinoso”, disse o Dr. LIU Binmei, desenvolvedor da variedade de arroz. 

A equipe aplicou mutagênese por feixe de íons no melhoramento genético para promover o desenvolvimento do melhoramento molecular. Com alta eficiência de direcionamento e um amplo espectro de mutações, esta tecnologia mostrou vantagens óbvias na criação de recursos de germoplasma. Na China, mais de 100 novas variedades, como arroz, trigo e milho, foram aprimoradas com a ajuda de feixes de íons até 2020, trazendo contribuições importantes para o avanço da ciência e tecnologia agrícolas. 

O feixe de íon focalizado, é uma técnica usada particularmente nos campos de semicondutores e ciência dos materiais para a análise de sítios específicos, deposição, e ablação de materiais. Também há algumas aplicações em Biociências. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink