CI

Chineses reinventam a batata

Ao contrário de outras culturas, na batata, o tubérculo é propagado por clonagem, e não por sementes


Foto: Eliza Maliszewski

Cientistas chineses desenvolveram uma geração de "linhas de batata puras e férteis" com tecnologias de edição de genoma em uma conquista revolucionária. O experimento, liderado por Huang Sanwen, pesquisador do Instituto de Genômica Agrícola de Shenzhen (AGIS) da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas (CAAS), usou o projeto do genoma para transformar o melhoramento da batata de um modo lento e não cumulativo para um modo rápido e cumulativo. 

Ao contrário de outras culturas, na batata, o tubérculo é propagado por clonagem, e não por sementes. Como resultado, a cultura da batata enfrenta uma variedade de problemas, incluindo longos ciclos de reprodução, baixa eficiência reprodutiva, ataques de doenças e pragas, disse Huang, gerente geral da AGIS, ao China Media Group (CMG). 

Além disso, devido à complexidade de seu genoma, o melhoramento da batata e o processo de melhoramento são muito lentos, acrescentou Huang. Muitas variedades de batata amplamente plantadas em todo o mundo têm centenas de anos. No entanto, uma variedade que dura mais de cem anos não significa que seja perfeita. Em contraste, "é difícil melhorar e as pessoas não conseguem cultivar um substituto", disse Zhang Chunzhi, primeiro autor do artigo de pesquisa e membro da AGIS. 

Para enfrentar os desafios do cultivo da batata, Huang e sua equipe iniciaram o " Plano Upotato " em 2015, com o objetivo de substituir a reprodução vegetativa por sementes híbridas por meio do projeto do genoma e melhorar a velocidade do melhoramento da batata e a eficiência da reprodução. “ Primeiro, devemos resolver o problema da auto-incompatibilidade, que é que as batatas não produzem sementes após a autopolinização. Ao selecionar materiais e editar genes, resolvemos o problema com sucesso e produzimos sementes " , disse Huang. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.