Chuva fora de época prejudica a produção de uva na Ba
excesso de água comprometeu a qualidade da fruta
A chuva fora de época está prejudicando a produção de uva na região de Juazeiro, na Bahia. O excesso de água comprometeu a qualidade da fruta.
Uvas rachadas, deformadas e cachos comprometidos. Depois das chuvas os funcionários da fazenda em Juazeiro intensificaram o trabalho de limpeza das plantações e apressaram a colheita. Mas com o clima inesperado do mês de outubro, evitar a perda da safra está difícil.
A produção é prejudicada com a chuva porque a uva é sensível à água. A planta absorve o líquido de forma muito rápida. Quanto mais água, mais prejuízos. A uva fica sem sabor e se torna ácida ou aguada, ou seja, perde qualidade.
“A uva está com 70 milímetros de chuva do final de semana. Ela continua com uma absorção muito grande de água e, por conseqüência, a gente está tendo uma grande quantidade de bagas estourando”, explicou o agrônomo Warner Silva.
Mais de cem toneladas de uva, cerca de 40% da produção, foram para o lixo. “É triste ver o trabalho de um ano todo ir embora por dois ou três dias”, lamentou Silva.
Em outra fazenda, os funcionários conseguiram amenizar os prejuízos. As primeiras chuvas do mês serviram de alerta. A perda foi de apenas 2% da produção. Como precaução, a colheita foi antecipada. Nas plantações ficaram as uvas mais resistentes.
“Agora a gente só tem uva com semente no campo”, falou o agrônomo Anderson Sobreira.