CI

Chuvas chegam com força ao centro do país e animam produtores de grãos

A previsão para hoje indica chuvas abrangentes, com acumulados entre 20 e 40 mm



Foto: Pixabay

A formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) neste ciclo promete alterar as condições climáticas e influenciar o avanço das atividades no Brasil. De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, o fenômeno pode intensificar a umidade sobre a faixa central do país, favorecendo as lavouras de soja, milho e arroz em várias regiões.

A previsão para hoje indica chuvas abrangentes, com acumulados entre 20 e 40 mm, podendo chegar a 50 mm em pontos localizados, como no sudeste de Mato Grosso, Goiás, Triângulo Mineiro e Espírito Santo. As precipitações são essenciais para o avanço do plantio da soja, que sofreu atrasos no início da safra 2024/25, e também auxiliam o desenvolvimento de culturas como o milho e café, especialmente em Minas Gerais e Goiás.

No entanto, as chuvas mais volumosas podem apresentar distribuição irregular, deixando algumas áreas com precipitações abaixo dos 5 mm, o que exige atenção dos produtores para planejar a irrigação.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Enquanto o centro do país recebe chuvas, o Sul se mantém sob a influência de um sistema de alta pressão, garantindo sol e temperaturas amenas entre 26 e 28°C. Essa condição é favorável à conclusão da colheita do trigo e ao início do plantio de milho e arroz na região. Mesmo com a falta de chuvas, os níveis de umidade do solo permanecem adequados, favorecendo o desenvolvimento das culturas.

No Paraná, a previsão aponta para temperaturas um pouco mais elevadas no norte do estado, que podem chegar a 31°C. Existe também uma possibilidade remota de pancadas isoladas no norte de Santa Catarina e Paraná, com chance de granizo, embora esses eventos sejam pontuais e de baixa probabilidade.

No Nordeste, a seca continua prejudicando o ritmo do plantio da safra 2024/25. Chuvas restritas ao litoral leste e pancadas isoladas no Maranhão não devem apresentar volumes expressivos, mantendo o desafio para culturas como a cana-de-açúcar e grãos.

No Norte, o tempo firme predomina no Pará, Amapá, Roraima e Amazonas. Contudo, há possibilidade de chuvas isoladas no Tocantins, com trovoadas esparsas, mas sem volumes significativos. Essa irregularidade pode exigir ajustes no manejo agrícola local, especialmente para culturas de ciclo curto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.