CI

Chuvas de Dez/Nov são indicativos de extremos climáticos

Deste modo, mais chuvas fortes estão a caminho para o Brasil


Foto: Pixabay

Recentemente, as águas da superfície do mar na costa chilena, estão apresentando valor acima do normal para o período. E ao mesmo tempo, as águas da superfície do mar também estão indicando temperaturas muito acima daquilo que seria esperado para a época do ano numa área que se estende da costa da Argentina para o leste através do Atlântico Sul de latitude média.


Fonte: NOAA

No topo desta ampla área de águas mais quentes na costa da Argentina, uma ampla área de alta pressão centralizada no sul da Argentina formou-se nessas últimas semanas. Para compensar a região de alta pressão,  o padrão dos ventos formou uma calha úmida de baixa pressão nas partes mais altas da atmosfera que está semi permanente ao longo do sudeste do Brasil.


E é esta característica que está provocando chuvas excessivas no Leste do Brasil durante Novembro e Dezembro. Mais recentemente, uma área de baixa pressão se formou no norte do Chile, ajudando a arquear as excessivas chuvas brasileiras para o oeste. Além disso, abaixo de cada baixa superior, o padrão das temperaturas do mar esfriam dramaticamente. É improvável que essas condições mudem em janeiro. 

Deste modo, mais chuvas fortes estão a caminho para o Brasil, enquanto as preocupações com a seca na Argentina durante o verão permanecem na previsão. Acompanhe diariamente a previsão do tempo e a análise em Agrotempo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.