CI

Chuvas devem trazer alívio para as lavouras do sul

Já Minas Gerais e a Bahia seguem afetados pela falta de umidade


Foto: Divulgação

As instabilidades meteorológicas que avançam sobre o sul do Brasil podem trazer alívio para o quadro hídrico das lavouras de milho e soja no sudoeste gaúcho. A região de baixa pressão que atua sobre o Paraguai, aliada ao suporte de ar quente e úmido que vem da região amazônica, carregados pela corrente de ventos chamados de "Jatos de Baixos Níveis", pode trazer chuvas com acumulados de até 30 mm na região de Uruguaiana nesta sexta-feira (03.03).

As chuvas podem vir acompanhadas de temporais localmente fortes. No sábado (04.03), as instabilidades mais fortes ocorrerão ao norte do estado, avançando para Santa Catarina e Paraná. No domingo (05.03), o céu limpa no sudoeste gaúcho, enquanto as instabilidades continuam no leste. Até segunda-feira (06), os volumes devem se aproximar dos 70 mm em algumas localidades no sudoeste do RS; passar dos 100 mm no leste de Santa Catarina e oeste do Paraná, sendo essas as regiões com a maior previsão de chuvas para este final de semana.

No entanto, o extremo sul do país pode ser o único a receber o alívio com as chuvas, enquanto o norte de Minas Gerais e Bahia seguem afetados pela falta de umidade. O sistema de ventos – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) – empurra o ar de cima para baixo, impedindo a formação das nuvens carregadas, aumenta as temperaturas e a diminuição da umidade. Esse cenário pode aumentar a restrição hídrica nas lavouras de milho e feijão que ainda estão em desenvolvimento, bem como para o algodão que está sendo implementado agora.

Apesar disso, as projeções mantêm a condição de chuva para o começo da segunda quinzena de março, indicando uma alta probabilidade dessas chuvas caírem ao norte de Minas e Bahia.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.