Chuvas e tornados afetam 270 mil hectares de soja no Paraná
Paraná registra perdas na soja após fortes temporais
Foto: Pixabay
Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), as condições climáticas adversas entre 1º e 10 de novembro causaram prejuízos aos rendimentos de soja no Paraná.
De acordo com o Deral, a principal cultura de verão foi mais impactada pelas chuvas de granizo, vendavais, enxurradas e, em menor intensidade, pelo ciclone extratropical que provocou a formação de três tornados. “Estima-se que aproximadamente 270 mil hectares sofreram algum tipo de dano”, informaram os analistas do departamento.
Do total atingido, cerca de 80 mil hectares sofreram danos severos e devem ser replantados, o que aumenta os custos de produção para os agricultores afetados. Nos outros 190 mil hectares, a expectativa é de redução no volume de colheita em relação ao previsto inicialmente.
As regiões mais impactadas são Campo Mourão, Londrina e Maringá, que concentram boa parte das áreas danificadas. O Deral segue monitorando a situação e deve atualizar os dados nas próximas semanas.