Chuvas irregulares no Centro-Oeste e Norte preocupam o agro
Precipitações ainda ocorrem de forma isolada e mal distribuída
As regiões Centro-Oeste e Norte enfrentam um cenário de chuvas irregulares, o que tem gerado preocupações no setor. De acordo com o meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues, embora as precipitações tenham começado a retornar gradualmente, ainda ocorrem de forma isolada e mal distribuída.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Rodrigues explica que, no Centro-Oeste, as chuvas esparsas favorecem o início do plantio da soja, mas ainda são necessárias precipitações mais regulares para garantir a reposição de umidade no solo. A expectativa é que, após o dia 10 de outubro, as chuvas se tornem mais frequentes e recorrentes em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, normalizando dentro da média histórica.
No Norte, o meteorologista destaca o retorno do período chuvoso, especialmente no oeste do Amazonas, Acre e Rondônia. Porém, em áreas como Pará e norte do Tocantins, as precipitações ainda são tímidas e localizadas. Nas próximas semanas, espera-se uma mudança para um padrão mais úmido, enquanto o interior do Nordeste deve permanecer seco durante a primeira metade de outubro.