CI

Chuvas passam a favorecer a soja

Boa parte das regiões produtoras de soja, devem passar por uma terça-feira de condições adequadas para o desenvolvimento


Foto: Arquivo Agrolink

A terça-feira (05/12) será marcada por chuvas bem distribuídas em boa parte do país, com os maiores volumes ocorrendo em setores do Centro-Sul, em função dos corredores de umidade, áreas de baixa pressão e a atuação de frentes frias.

As projeções matemáticas sinalizam para acumulados na ordem dos 20 a 40 mm em pontos da região Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Mas o comportamento dessas instabilidades deve ser bastante irregular, mesmo que a probabilidade de chuvas seja alta.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Por outro lado, áreas do Nordeste do país, devem ter o predomínio de uma massa de ar quente e seco, contribuindo para o registro de temperaturas acima dos 38°C e índices de umidade que podem ficar abaixo dos 20%. 

Dado este cenário, boa parte das regiões produtoras de soja, devem passar por uma terça-feira de condições adequadas para o desenvolvimento. Haverão boas janelas para operações em campo, mesmo com a maior presença das chuvas e nebulosidade, condição que auxilia na redução das temperaturas máximas.

Região Norte: Instabilidades e chuvas Intensas na Região Norte do Brasil
As instabilidades ficam alinhadas com os corredores de umidade que atuam na parcela Centro-Sul do país. Além disso, as instabilidades tropicais, causadas pela combinação entre calor e umidade devem favorecer a ocorrência de chuvas em todos os setores da região norte. Contudo, os volumes mais expressivos devem ocorrer sobre o AMACRO, ao passo que o norte de Roraima e Tocantins devem ter o registro de instabilidades mais irregulares. 

Região Nordeste: Pancadas localizadas e calor intenso no Oeste da Bahia e Maranhão
Apesar da diminuição das condições de chuvas em boa parte da região, ainda são esperadas pancadas localizadas no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. As marcas nos termômetros sobem rapidamente, mesmo que o amanhecer tenha temperaturas amenas nos pontos de maior altitude da Bahia (com registros abaixo dos 18°C), a tarde esses valores devem chegar aos 40°C, acompanhados por índices de umidade perto ou abaixo dos 20%. Áreas do leste do nordeste devem ter o predomínio de tempo firme, mas com a possibilidade do registro de pancadas rápidas, isoladas e de fraca intensidade. 

Região Centro-Oeste: corredores de umidade ativos com chuvas irregulares no Centro-Oeste.
Os corredores de umidade seguem ativos na região, mantendo um cenário de chuvas volumosas sobre o Mato Grosso do Sul e no sudoeste de Mato Grosso. Mesmo que sejam elevadas nessas condições, as instabilidades devem apresentar um comportamento muito irregular. Porém, há chuvas o suficiente para manter as temperaturas do período da tarde mais adequadas para o desenvolvimento das lavouras, bem como manter a umidade no solo. Já em setores do nordeste de Mato Grosso e todo o estado de Goiás, as projeções indicam uma irregularidade ainda maior nas chuvas, o que pode resultar em um maior aquecimento no decorrer do dia. 

Região Sudeste: frente fria trará chuvas no Leste, secura no Nordeste do Sudeste.
A frente fria, mesmo que atuando de forma oceânica, mantém as condições de chuvas no leste do sudeste. Particularmente em áreas próximas à Juiz de Fora (MG) e Três Rios (RJ) onde a média das projeções indicam mais de 30 mm no decorrer do período. Contudo, áreas do estado de São Paulo, Triângulo e Oeste Mineiro, devem ter uma terça-feira de chuvas pontuais e irregulares. Já ao nordeste de Minas e norte do Espírito Santo, segue a condição de tempo seco, sob a influência de uma massa de ar mais quente, garantindo as temperaturas acima dos 35°C com índices de umidade abaixo dos 20%. 

Região Sul:  Frente fria provoca chuvas no Sul, com foco no Paraná.
A presença da frente fria ainda garante a ocorrência de chuvas sobre a região, especialmente na manhã e madrugada sobre o Paraná e Santa Catarina. No período da tarde a formação de um sistema de baixa pressão, conhecido como “cavalo” deve elevar as condições de chuvas em toda a região sul, mesmo que estas sejam mais irregulares. A perspectiva ao longo do dia, indica que os maiores volumes devem se concentrar sobre o Paraná, com acumulados superiores aos 40 mm nas imediações de Umuarama. Em relação às temperaturas, haverá poucas variações entre os menores e maior valores do dia na faixa leste, onde espera-se uma grande cobertura de nebulosidade. 

A análise é do meteorologista do Portal Agrolink, Gabriel Rodrigues com revisão de Aline Merladete

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.