CI

Chuvas podem superar os 80 mm em 24 horas

Atuação de ciclone elevará o potencial de chuvas


Foto: Arquivo

A quinta-feira (24/03) será marcada por fortes instabilidades na Região Sul, devido à formação de um ciclone extratropical ao sul da região. 

Além da atuação do ciclone, a corrente de ventos conhecida como Jatos de Baixos Níveis, contribuirá para o aumento nas condições de tempo severo em alguns pontos da região. Esses ventos trazem uma grande quantidade de ar quente e úmido da região amazônica para o sul do país. 

Na média das projeções os acumulados superam a marca dos 80 mm no decorrer do dia, e em muitas localidades as chuvas poderão ser na forma de fortes tempestades, provocando muita atividade de raios, vendavais, queda de granizo e até mesmo linhas de instabilidade. 

Linha de instabilidade é uma zona de instabilidade na qual uma série de tempestades estão dispostas de forma alinhada, este tipo de evento tem potencial para causar muitos transtornos. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte
A combinação entre o calor, umidade e as instabilidades típicas da região, garante as condições de chuva para todas as áreas da região norte. Os maiores volumes poderão ocorrer ao norte do PA, com registros próximos dos 30 mm, bem como no AP. O as instabilidades serão mais esparsas sobre o estado de RR, sul de RO e sul do TO. Nessas localidades o sol vai predominar a maior parte do dia. 

Região Nordeste
As chuvas perdem força se comparado aos registros dos últimos dias. Contudo, ainda há um elevado potencial para ocorrência de instabilidades em toda a faixa norte e leste do nordeste. As projeções indicam que os maiores volumes poderão ocorrer entre Cascavel, no centro-sul do CE, em direção à grande região de BertolÍnia, no centro de PI, com acumulados que podem superar os 30 mm pontualmente. Também pode chover de forma significativa no sul da BA, com registros que podem se aproximar dos 20 mm. Tempo seco somente na parcela central e sul da BA.

Região Centro-Oeste
A forte atuação de uma área de alta pressão vai garantir uma boa presença do sol na parcela central e leste da região. Por outro lado, a influência do ciclone na região sul, tamb?e vai provocar um aumento das instabilidades sobre o centro-oeste. Desta forma, pode chover forte no sul e oeste do MS, com acumulados podendo superar a marca dos 35 mm na grande região de Iguatemi. Ao mesmo tempo que sobre o estado do GO, as instabilidades perdem força e mantêm um tempo mais firme. 

Região Sudeste
O tempo seco vai predominar em praticamente todas as áreas da região sudeste. A exceção vale para a grande região de Nanuque, no nordeste de Minas, e São Mateus, ao norte do ES, onde a presença de uma área de baixa pressão em conjunto com os ventos oceânicos mantêm as condições para chuvas. Entretanto, essas instabilidades serão na forma de pancadas fracas e passageiras, com volumes menores que 20 mm. Pode fazer calor no Vale do Ribeira paulista, no sul de SP e no norte de MG. 

Região Sul
A atuação de um ciclone na região mantém as condições em estado de atenção devido à alta probabilidade de ocorrência de tempo adverso em alguns pontos. Nas grandes regiões de Santo  ngelo, no noroeste do RS, e Chapecó, no oeste de em SC os volumes podem ser expressivos.  Nessas localidades, a média das projeções avaliadas pela equipe Agrotempo, indicam condições para registros acima dos 80 mm pontualmente  ao longo do dia. Essas instabilidades poderão ser na forma de fortes temporais acompanhados de muitos raios, vendavais, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e queda de granizo isolado. Também chove forte na metade oeste do PR, mas com acumulados menores do que nos demais estados.  

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

 

Temperatura Máxima

 

Umidade Mínima



 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.