CI

Ciclone traz risco de tempestades no início de dezembro

Formação de ciclone causa chuvas e temporais em várias regiões no início de dezembro


Foto: CIRA

O desenvolvimento de um novo ciclone no Sul do Brasil deve provocar um período de chuvas intensas e tempestades no início da semana, segundo informações do Meteored. De acordo com a previsão, “o mês de dezembro vai iniciar com a formação de um novo ciclone entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai”, cujo desenvolvimento está previsto entre a noite de segunda-feira, 1º de dezembro, e a madrugada de terça-feira, 2.

O sistema será acompanhado por uma frente fria e deve gerar riscos de precipitações fortes nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No primeiro dia do mês, uma baixa pressão atmosférica começará a provocar instabilidades nos três estados do Sul, com exceção do extremo norte do Paraná, e também em áreas do Mato Grosso do Sul. Conforme o Meteored, “não há previsão de evento severo, mas sim riscos de tempestades isoladas” e possíveis transtornos, como alagamentos pontuais.

Durante a noite de segunda-feira, o ciclone passa a se organizar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, concentrando as chuvas no Sul, porém sem previsão de impactos significativos. Na manhã de terça-feira, já estabelecido sobre o oceano Atlântico e próximo à costa sul-brasileira, o sistema direciona as instabilidades para o sul da Região Centro-Oeste, São Paulo, sul de Minas Gerais e norte do Paraná. Nesses locais, as precipitações podem ocorrer com intensidade moderada e acompanhadas por temporais. No norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devem ocorrer apenas chuvas fracas e isoladas.

A intensidade aumenta no período da tarde, quando as chuvas passam a atingir também o Mato Grosso, o Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e o Paraná. O Meteored aponta risco de tempestades, queda de granizo e transtornos como alagamentos. No litoral catarinense, são previstas chuvas fracas e maior nebulosidade. À noite, as instabilidades perdem força, tornando-se mais restritas ao Centro-Oeste e a Minas Gerais.

Na quarta-feira, 3 de dezembro, a manhã deve registrar chuvas fracas a moderadas em pontos isolados do Centro-Oeste, São Paulo e Minas Gerais. No entanto, a partir da tarde, a frente fria aumenta a umidade na região central do país e reforça a ocorrência de precipitações intensas, sobretudo no Sudeste e Centro-Oeste. “Especialmente no Espírito Santo”, afirma o Meteored, há possibilidade de tempestades, queda de granizo e novos transtornos.

A Região Sul, porém, já não estará mais sob influência direta do sistema, com previsão de tempo firme, nebulosidade variável e períodos de sol, além de chuvas fracas apenas no litoral. A projeção de acumulados até a noite de quarta-feira indica volumes distribuídos pelo centro-sul do país, com maiores registros no Mato Grosso, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e no sudeste de Minas Gerais, onde podem alcançar 80 milímetros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7