Ciclone híbrido gera instabilidade no Sudeste
Chuva intensa e frio marcam a semana em SP e RJ
Foto: Pixabay
De acordo com informações divulgadas pelo Meteored, um ciclone híbrido se forma no oceano Atlântico, a leste da Região Sudeste, e deve se consolidar na terça-feira (25). O fenômeno combina características de ciclones extratropicais e tropicais e, “conforme a pressão atmosférica diminui, tempestades e chuvas intensas acontecem”.
Segundo o serviço de meteorologia, desde ontem têm sido registradas tempestades e precipitações extremas em diferentes regiões do país. No Rio Grande do Sul e em São Paulo, houve ocorrência de granizo que “deixou as ruas cobertas de gelo e causou estragos”. No litoral norte paulista, Ubatuba acumulou mais de 180 mm de chuva em 24 horas. Outras cidades ultrapassaram os 100 mm no mesmo intervalo.
A atuação do ciclone deve influenciar o tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro ao longo da semana, com previsão de céu encoberto, chuva e temperaturas abaixo da média. Conforme o modelo ECMWF, citado pelo Meteored, as temperaturas devem ficar até 1,5°C abaixo do esperado entre 24 de novembro e 1º de dezembro devido à maior nebulosidade, que reduz a entrada de radiação solar.
Até o fim da segunda-feira (24), há previsão de tempestades em ambos os estados. A partir de terça-feira (25), as chuvas tendem a perder intensidade, embora não cessem completamente. Chuvas fracas devem ocorrer na faixa leste, enquanto áreas como Taubaté, o litoral entre SP e RJ e a metade norte fluminense ainda podem registrar episódios mais intensos.
Entre quarta (26) e sexta-feira (28), o cenário é de predominância de nebulosidade e possíveis períodos de garoa, especialmente na faixa leste. O Meteored explica que o giro do ciclone “irá favorecer o transporte de umidade em direção à costa”, mantendo o tempo encoberto e as temperaturas amenas.
As temperaturas mínimas devem ficar mais baixas que o normal em todo o território paulista e fluminense até sexta-feira (28). Na Serra do Rio de Janeiro, os valores podem chegar a 8°C na quarta-feira (26). No interior de São Paulo, porém, as máximas podem atingir 37°C na quinta-feira (27), enquanto a capital paulista terá anomalia de cerca de 6°C abaixo da média, com máxima prevista de 22°C.
Em áreas serranas, as mínimas podem ficar abaixo dos 10°C. Na faixa leste de SP e RJ, devem variar entre 12°C e 15°C, com exceção do litoral, onde ficam entre 18°C e 20°C. As máximas ficam em torno de 23°C até quinta-feira (27), com tendência de elevação na sexta-feira (28).
As capitais também devem sentir os efeitos do ciclone. Em São Paulo, a temperatura fica entre 17°C e 22°C na terça-feira (25), 15°C e 23°C na quarta-feira (26), 15°C e 22°C na quinta-feira (27) e 16°C e 29°C na sexta-feira (28). As chances de chuva são baixas, concentradas entre segunda (24) e terça (25), além da sexta (28).
No Rio de Janeiro, as temperaturas variam de 22°C a 24°C na terça-feira (25), 20°C a 23°C na quarta-feira (26), 19°C a 23°C na quinta-feira (27) e 20°C a 24°C na sexta-feira (28). Há possibilidade de garoa até quinta-feira (27).