Cidade de Unaí é o celeiro de Minas Gerais
A cidade figura como o maior produtor nacional de feijão, com 66,6 mil toneladas, ou 2,25% da produção brasileira
O município de Unaí, Noroeste de Minas Gerais, foi o grande destaque da pesquisa Produção Agrícola Municipal de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas (PAM-2004), divulgada nesta quarta-feira (29-06) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade figura como o maior produtor nacional de feijão, com 66,6 mil toneladas no ano passado ou 2,25% da produção brasileira e 14,34% da produção mineira. Além disso, ocupa a oitava posição entre os maiores produtores de sorgo (57,6 mil toneladas) e a 10ª em produção de milho, com 292,8 mil toneladas em 46 mil hectares. Já Burutis, também no Noroeste, ocupa o sétimo lugar na produção de sorgo, com 60 mil toneladas.
A PAM-2004 envolve 13 produtos selecionados, informando os municípios com maior produção de cada um deles. O tecnologista sênior e engenheiro agrônomo do IBGE Roberto Augusto Duarte acrescenta que Minas Gerais tem 16% da produção nacional de feijão, compreendendo as três safras do grão (verão, inverno e safra irrigada). Em 2004, o Estado foi o segundo maior produtor e colheu 464.290 toneladas, com queda de 14,68% frente a 2003. “Unaí é destaque nessa cultura também por causa da irrigação", aponta Duarte. De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, Irmo Casavechia, a área total irrigada em Unaí chega a 35 mil hectares.
Minas foi também o segundo maior produtor de milho em 2004, com 14% do volume nacional ou 5,952 milhões de toneladas. A cultura de milho, aliás, é a de maior área colhida no Estado: 1,319 milhão de hectares. Porém, como a produção do grão é muito dispersa no país, Minas tem apenas Unaí listado entre os dez municípios maiores produtores, ainda assim, em último lugar, com 0,7% da produção nacional. Já em relação ao sorgo, Buritis, de acordo com o IBGE, teve a maior produtividade média por hectare, de 6 mil quilos. “Isso tem relação com tecnologia de adubação, mecanização e possivelmente irrigação, além do uso de variedades adequadas", calcula o engenheiro do IBGE.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Buritis, Délio Prado Lopes, informa, porém, que o sorgo tem sido plantado na cidade como rotação da cultura de soja, que é o destaque da produção local, junto com milho. Em todo o país, de acordo com o IBGE, a produção de sorgo cresceu 390% nos últimos cinco anos. A cultura tem se destacado como opção ao milho de segunda safra, devido à sua maior resistência às adversidades climáticas. E quanto à produção de soja, o IBGE aponta que os estados da Região Sul foram afetados por uma forte estiagem, e Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais sofreram com chuvas excessivas que resultaram em perdas expressivas na lavoura do produto.
Já Irmo Casavechia aponta que as três culturas mais significativas de Unaí são milho, feijão e soja, essa última prejudicada no ano passado pela ferrugem asiática e por excesso de chuva. “Somos ainda o segundo maior produtor brasileiro de leite, com 300 mil litros/dia", completa.
A PAM-2004 do IBGE aponta Unaí também como o maior produtor mineiro de algodão herbáceo e de trigo e o segundo maior de soja, atrás de Uberaba. A atividade rural no município, de acordo com Casavechia, ocupa cerca de 4 mil produtores e 5 mil empregados.