Cientistas trabalham em amido de mandioca mais saudável

Foto: Pixabay

Pesquisadores do Centro RIKEN para Ciência de Recursos Sustentáveis (CSRS) no Japão criaram recentemente uma forma mais saudável de amido na planta de mandioca. Publicado na revista científica Plant Molecular Biology, o estudo mostra como a redução dos níveis das enzimas ramificadoras do amido (SBE) na mandioca altera a composição do amido da tapioca, tornando-o mais resistente à digestão e mais saudável para comer.

A maior parte do amido que comemos vem de safras de cereais, como arroz, milho e trigo, ou de raízes, como batata e mandioca. O amido contém duas moléculas: amilose e amilopectina. A diferença entre eles é que a amilose é uma cadeia linear de moléculas de glicose conectadas de ponta a ponta, enquanto na amilopectina as cadeias se ramificam como uma árvore. As culturas que comemos diferem em suas quantidades relativas de amilose e amilopectina.

Por exemplo, o amido de arroz contém cerca de 35% de amilose (65% de amilopectina), enquanto o amido de mandioca, comumente chamado de tapioca, contém apenas cerca de 17% de amilose (82% de amilopectina). O amido normal que inclui amilopectina ramificada é facilmente digerido por enzimas na saliva. Isso soa bem, mas a amilose e a amilopectina menos ramificada são realmente mais saudáveis porque suas estruturas podem resistir à digestão.

A equipe RIKEN CSRS se concentrou na planta de mandioca porque muitas vezes é esquecida, embora seja uma das culturas mais importadas nas regiões tropicais e subtropicais. “Excluindo vários genes um por um, fomos capazes de aumentar a quantidade de tapioca resistente em cerca de 63%”, diz o pesquisador-chefe Yoshinori Utsumi. "Este amido não só melhora a função intestinal, mas também melhora o açúcar no sangue e a resposta à insulina."