Clean Energy compra participação no grupo paranaense Usaciga
O investimento de cerca de 130 milhões de dólares compreende 49% da Usaciga
A Clean Energy Brazil (CEB), empresa criada com a finalidade exclusiva de investir em usinas de açúcar e álcool no Brasil, anunciou nesta terça-feira (26-03) que adquiriu participação no grupo Usaciga, de Cidade Gaúcha (PR), por cerca de 130 milhões de dólares.
"O investimento compreende participações em uma usina produtora de açúcar e etanol, projetos "greenfield", um terminal de açúcar (Pasa) e uma empresa de trading de etanol (CPA)", informou a CEB num comunicado divulgado em Londres.
A companhia lançou ações em Londres em dezembro de 2006, obtendo recursos de cerca de 200 milhões de dólares. A compra de 49 por cento da Usaciga é o primeiro investimento feito com os recursos. O capital restante pertence à família Barea, segundo a assessoria de imprensa da companhia no Brasil.
Os valores serão investidos prioritariamente na conclusão de uma usina termoelétrica, que entrará em operação durante a atual safra de cana (2007/08), e na construção de duas novas unidades, informou a assessoria.
São elas a Santa Mônica, no Paraná e a Rio Paraná, em Mato Grosso do Sul. Ambas terão capacidade para moer 2 milhões de toneladas de cana por ano, entrando em operação em 2009.
Também será ampliada a capacidade da usina Usaciga, das atuais 1,7 milhão de toneladas/ano para 2,2 milhões até 2008.
O grupo Usaciga tem participação no Pasa (Paraná Operações Portuárias SA), com 13 por cento do capital, na CPA (Central Paranaense de Álcool, que comercializa o combustível), e no terminal de líquidos Álcool Paraná SA.
A CEB informou ainda que, além da compra de parcela da Usaciga, outros dois negócios estão sendo avaliados e devem ser concluídos nos próximos meses.
"A Usaciga agora está preparada para aumentar de modo significativo sua capacidade de esmagamento da cana nos próximos dois ou três anos utilizando o investimento da CEB, a experiência em gerenciamento e refinanciamento de dívidas", disse a CEB.